segunda-feira, 18 de junho de 2012

Tem uma nuvem se formando em cima da nossa cabeça

É, esse tal de Cloud Computing realmente vai mudar a nossa vida. E veio pra ficar...

Mas e o profissional de marketing, o que é que tem a ver com isso?

Uma coisa que tenho notado trabalhando com cloud computing é uma necessidade em marketing que talvez tenha ficado esquecida em produtos já estabelecidos, mas em produtos complexos e abstratos como cloud se torna evidente.

Me diz ai, como você explica pro seu cliente o que é essa tal de nuvem?

A nuvem é algo abstrato, seu conceito foi feito, de certa forma, justamente pra não ter que explicar o que tem dentro dela (desde o conceito de engenharia, se não me engano).

Pois bem, então como é que você explica pro seu cliente as vantagem de trabalhar na nuvem? E de por um computador inteiro na nuvem então?

Taí um belo problema de comunicação... e de engenharia.

O engenheiro que tá lá montando a bendita nuvem não tem idéia de como explicar pro seu Zé da padaria como aquilo funciona, porque ele precisa ter gigas de memória ram, porque é mais seguro ter seus dados num lugar que ele não vê do que na lojinha dele (parece até com aquela história do dinheiro no banco ou embaixo do colchão).

E por outro lado o tal do vendedor não sabe o que é uma plataforma de alta velocidade ultra mega blaster com processadores de última geração, altíssimos níveis de segurança, redundância, raid5, etc.

Mas e ai, como vendemos isso? Taí o marketing, que faz a ponte do produto para a comunicação e a força de vendas. Só que o marketing, pra fazer isso, tem que conseguir entender os dois lados. Tem que conseguir compreender claramente as características do produto e também a linguagem do cliente. Ai ele vai conseguir fazer a ponte entre o produto e o cliente.

Como bom estrategista, o profissional de marketing tem que conseguir avaliar o terreno, os ventos, a nuvem, enfim, tudo que possa ser útil pra criar cenários interessantes e atingir seus objetivos. Porque senão, a nuvem pode virar uma tempestade, e quem for pego de surpresa vai acabar se molhando.

Nenhum comentário: